sábado, 17 de dezembro de 2022

Rabanadas de vinho tinto (receita antiga)

Existem diferentes receitas de rabanadas de vinho tinto, mas que trazem sempre aquele conforto da comida da avó. Era assim que a minha avó fazia, foi assim que a minha mãe aprendeu e como me ensinou a mim. As rabanadas continuam a ser um dos pratos doces mais típicos do Natal. Deixo aqui esta receita como homenagem a duas pessoas que trago sempre dentro do meu coração, a minha mãe e a minha avó.


Título: Rabanadas de vinho tinto
Prato: Natal
Serve: + ou - 20 unidades
Calorias:  210kcal/unidade
Tempo de preparação: 30 minutos
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)

Rabanadas de vinho tinto 
_____Receitas doces/Natal_____ 





Ingredientes:
1 cacete comprado de véspera
1,5lt de vinho maduro de boa qualidade
1 pau de canela
500g de açúcar

Preparação:
1- Começámos por cortar o cacete em fatias de cerca de 2,5cm/3cm porque se ficarem muito finas vão-se desfazer ou quebrar.
2 - Torramos as fatias até ficarem douradinhas.
3 - Colocamos o vinho num tacho e levamos ao lume com o açúcar e o pau de canela até que levante fervura para que o álcool evapore ligeiramente. Deixa-se arrefecer.
4 - Numa taça funda onde se vão servir as rabanadas polvilha-se com açúcar e canela alternando o pão torrado em camadas. 
5 - Depois coloca-se o vinho sobre as rabanadas até que fiquem todas cobertas e bem regadinhas.
6 - Por fim, polvilha-se com um pouco de açúcar e canela em pó e leva-se ao frigorífico até servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário