quinta-feira, 7 de março de 2019

Farinha de amêndoa

No post anterior mostrei como faço amêndoa laminada mas hoje venho mostrar-vos como faço farinha de amêndoa.
Também é extremamente simples e muito rápido.
Uso a farinha de amêndoa em bolos, recheio de tartes (em breve vou deixar-vos cá uma receita de tarte de amêndoa), waffles para o pequeno-almoço,...
Esta farinha é mais fina e soltinha do que a que resulta do aproveitamento da bebida de amêndoa e, obviamente, com mais sabor a amêndoa, no entanto, a farinha que resulta do reaproveitamento também é bastante interessante para usar na confeção de bolos ou biscoitos.
Desta farinha resultam dois tipos de espessura… e não vale a pena insistir em processar por mais tempo pois só vão conseguir que vire uma pasta. A farinha peneirada mais fina é ideal para macarons, a outra fica muito bem em massa de bolos e biscoitos.

Título: Farinha de Amêndoa
Prato: Colher de Pau e "Sapatilhas"
Serve: a quantidade desejada
Calorias:  581kcal/100g
Tempo de preparação: 15 minutos
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)

FARINHA DE AMÊNDOA
____Colher de Pau e "Sapatilhas"____



Ingredientes:
Amêndoa sem pele q.b.

Preparação:  
1 - Prefiro a amêndoa pelada para fazer farinha mas há quem ache mais interessante usar a amêndoa com pele. Tostei as amêndoas, ligeiramente, no forno nos 180ºC por cerca de 10 minutos. Não precisam fazer este procedimento, mas na minha opinião, acho que lhe dá um aroma ligeiramente tostado muito agradável. Deixa-se arrefecer.



2 - De seguida, colocam-se as amêndoas no processador e tritura-se pelo tempo necessário até virar uma farinha soltinha.


3 - Passa-se a farinha por uma peneira e separam-se as farinhas, pois uma fica mais granulosa e a outra fica solta e leve.


E já está! Agora é só colocar dentro de caixas herméticas e usar quando for necessário.



Sem comentários:

Enviar um comentário