sábado, 16 de outubro de 2021

Morcela de porco tradicional

A morcela era o enchido mais ligado à matança do porco, na medida em que se confecionava no próprio dia da morte do animal, aproveitando o sangue colhido no momento.

Por casa da nossa Cátia a matança do porco é uma tradição e por isso resolvemos mostrar como se faz uma morcela de porco tradicional.

Se querem ver a receita, assistam abaixo!


TítuloMorcela de porco tradicional
Prato: Carne
Calorias: 380kcal/100g
Tempo de preparação: 1 hora
Dificuldade: **
(baixa*; média**; alta***)

MORCELA DE PORCO TRADICIONAL
_____Carne_____




Ingredientes:
MARINADA/RECHEIO
30 dentes de alho
2c.s. de cominhos
10 cebolas médias
1l de vinho tinto americano ou maduro
2c.s. de sal
4 folhas de louro
1kg de sobras de carne febra
1 molho de salsa a gosto

Tripas do porco
Água para limpeza
Lixívia q.b.
Fio de renda

MARINADA TRIPAS (7h)
2 limões em rodelas
Louro a gosto
1,5l de vinho tinto
1 cabeça de alho
Sal a gosto



Preparação:
1 - Começamos pela marinada para o sangue. Para isso colocamos numa bacia grande 30 dentes de alho picados grosseiramente, os cominhos, a cebola bem picada, o vinho tinto americano e o sal.
2 - Retire-se o veio a 4 folhas grandes de louro e picam-se grosseiramente. Mexe-se e reserva-se.
3 - Na altura de colocar o sangue na mistura não se deve parar de mexer até que este arrefeça. No tempo dos nossos avós eles mexiam com a mão.
4 - Esta marinada coloca-se no frigorífico até à hora de usar.
5 -  Passemos agora à limpeza das tripas. Começamos por cortar as tripas com cerca de 30cm de comprimento. 
6 -  Agora temos de passar por água corrente de maneira a tirar todos os resíduos. Façam isso de uma lado depois virem do avesso e repitam o processo.
7 - Depois de limpas colocam-se numa bacia com água e lixívia, esfregam-se uma a uma e vai-se mudando a água quantas vezes forem necessárias até que esta permaneça transparente e sem viscosidade.
8 - Prepara-se a marinada para a tripas juntando água, 2 limões às rodelas, o louro, o vinho tinto, o alho e o sal. As tripas devem permanecer nesta marinada por pelo menos 7h.
9 - Voltemos à marinada do sangue à qual se junta 1 molho de salsa bem picado. Também se junta a cerne cortada em pedaços e mexe-se.
10 - Vamos agora à montagem. Para isso ata-se uma das pontas da tripa com fio de renda bem apertadinho e enche-se parcialmente com a marinada de sangue para que não rebente durante a cozedura. 
11 - Para cozer a morcela coloquem-na em água a ferver, temperada de sal, cominhos e duas folhas de louro. Piquem a morcela com um palito para verificar se está cozida.

Sem comentários:

Enviar um comentário