terça-feira, 24 de maio de 2016

Panquecas de banana, queijo e fruta

Tenho vindo a modificar a minha alimentação ao longo destes últimos meses, experimentando coisas novas e tentando identificar as coisas que se adaptam melhor a mim.
Tive muitas reservas em eliminar o leite e o trigo da minha alimentação, pois toda a vida ingeri este tipo de alimentos mas, para minha surpresa, sinto-me muito melhor deste que os deixei. 
Ando mais ativa, com mais energia e o melhor de tudo, deixei de me sentir inchada e desconfortável.
No final de contas, o Homem come trigo há cerca de 10 mil anos, o que representa na nossa existência um piscar de olhos. Com a idade do gelo, a  alimentação ficou mais escassa e o Homem percebeu que podia sobreviver alimentando-se de sementes de uma erva, que ingerida de outro modo seria venenosa. Esmagando as sementes dessa erva - o trigo - poderiam fazer farinha e essa farinha dava-lhes energia suficiente. O nosso organismo não teve tempo de se adaptar à digestão deste tipo de alimento. Está carregada de hidratos de carbono, que não sendo gastos no nosso dia a dia, acumulam-se sob a forma de gordura no nosso organismo.  Dá que pensar, ao percebermos que somos o único animal que não consegue controlar o peso, quando todos os outros o fazem de forma natural. De ressalvar que todos os animais que são alimentados por nós, também têm dificuldade em controlar o peso. Isto porque passaram a ser alimentados à base de grãos para que engordem e rendam mais dinheiro à industria da carne. Os animais que não são saudáveis, não vão fornecer uma carne saudável e todos nós acabamos por ingerir esses malefícios. (Bem!!... o problema da carne eu não tenho, uma vez que não como carne). Temos o mesmo problema com o leite... somos o único animal que se alimenta com leite durante toda a vida sem ter necessidade disso. Existem muitos outros alimentos na natureza que nos fornecem o cálcio necessário.
Optando por uma alimentação mais natural, sinto-me melhor do que nunca e por isso decidi partilhar convosco as minhas refeições.
Basta apenas um pequeno esforço de adaptação a novas rotinas e não vão querer outra coisa.
A seguir deixo-vos uma sugestão de pequeno-almoço que faço com regularidade.

Título: Panquecas de Banana, Queijo e Fruta
Prato: Colher de pau e "Sapatilhas"
Serve: 2 pessoas (rende 4 panquecas)
Calorias:  130kcal/pessoa
  Lípidos 2,75g
  Colesterol 93mg
  Sódio 40mg
  Hidratos de Carbono 21,82g
    dos quais fibras 2,25g
    Açúcares (frutose) 14,17g
  Proteínas 5,92g
  Potássio 296mg
Tempo de preparação: 15 minutos
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)


PANQUECAS DE BANANA COM QUEIJO E FRUTA
____Colher de pau e "Sapatilhas"____


Ingredientes:
1 ovo orgânico
1 banana madura
50g queijo quark (comprei no lidl)
Aroma de baunilha q.b
2 c. chá doce fruta sem adição de açúcar (usei frutos silvestres)
6 morangos
Manteiga matinal light para pincelar

Preparação:
1 - Colocam-se no liquidificador o ovo, a banana e a baunilha e trituram-se até obter um creme homogéneo e volumoso. 
2 - Leva-se uma frigideira antiaderente ao lume e pincela-se com manteiga para que as panquecas descolem com maior facilidade.
3 - Coloca-se uma pequena porção de massa e tapa-se com um prato ou papel de alumínio para que a panqueca coza uniformemente. Coloquei a temperatura da placa no nível 5 para não queimar. Leva cerca de 1 minuto a cozer. No final desse tempo vira-se por mais 30 segundos para dourar do outro lado.
P.S.: Na maioria das vezes faço as panquecas no dia anterior e guardo numa caixa hermética para de manhã não perder tempo a preparar o pequeno almoço. Podem comer-se frias ou quentes, não tem problema!
4 - Colocam-se as panquecas no prato de servir.
5 - Retiram-se aproximadamente 50g de queijo quark para uma chávena de mexe-se com uma colher para que fique um creme homogéneo e coloca-se sobre as panquecas.
6 - Sobre o queijo coloca-se uma colher de chá de doce de frutas e à volta dispõem-se os morangos cortados em pedaços.

Espero que gostem desta sugestão saudável e cheia de bons nutrientes.
   

6 comentários:

  1. Também já experimentar estas panquecas de banana e são realmente uma delícia, combinadas assim ainda devem ser melhores :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Leite não bebo :) O trigo é que é mais difícil, mas tento intercalar. Adorei a tua sugestão e vou guardar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma questão de hábito e de substituir o trigo por outra coisa que se goste. Eu faço muitas vezes omelete de claras e enrolo como se fosse um wrap com queijo ou delícias do mar. Fica muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, Vânia,

    Apesar de vir postando mais receitas de bolo de festa, eu também venho mudando a minha alimentação, buscando as opções mais saudáveis e nutritivas. por isso mesmo eu gostei muito destas panquecas, rsrs.

    Beijo

    ResponderEliminar