quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Caldeirada Natal/ Ano Novo

A minha mãe faz a melhor caldeirada do mundo!! =)
Normalmente, no dia 1, comemos apenas a caldeirada. Nunca me lembro de ter feito assado neste dia. A verdade é que depois de uma maratona de comida e festas, não teríamos vontade de comer muito mais.
Os doces são o comum...aletria, creme queimado, rabanadas de leite e rabanadas de vinho, bolo-rei e pão-de-ló.
Para fazer a caldeirada devem ter penca caseira pois é mais tenra.  O bacalhau deve ser bem grosso e que se desfaça em lascas e as batatas de boa qualidade. Para o molho devem ter um bom azeite e de preferência, banha de porco caseira.
Vou deixar-vos aqui a forma como a minha mãe cozinha a caldeirada.
Espero que gostem tanto quanto eu.

Título: Caldeirada de Ano Novo
Prato: Prato Principal
Serve: 8 Pessoas
Calorias:  685 kcal/dose
Tempo de preparação: 1h
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)

CALDEIRADA DE ANO NOVO





Ingredientes:
2 kg de batatas brancas
3 a 4 pés grandes de penca
8 postas de bacalhau
Sal q.b.
Soda (bicarbonato de sódio)
Molho:
500 ml azeite
4 c.s. banha de porco
3 cebolas brancas cortadas em pedaços pequenos

Preparação:
1 - Lavam-se as pencas e cortam-se longitudinalmente pelo caule, cortando-o a meio. Cortam-se as metades em pedaços pequenos (entre 6 a 8 cm). Escorrem-se bem sobre uma toalha e reserva-se.
2 - Leva-se ao lume uma panela grande com água até meio. Deixa-se ferver e coloca-se o bacalhau. Caso seja necessário, coloca-se mais água quente até cobrir o bacalhau. Deixa-se cozer por cerca de 10 minutos, mas depende da espessura dos lombos. Retira-se com uma espátula e coloca-se dentro de um tacho com o testo tapado para não arrefecer.
3 - Divide-se a água de cozer o bacalhau por duas panelas.
4 - Numa das panelas colocam-se a cozer as batatas que devem estar descascadas e cortadas ao meio. As batatas devem ter água suficiente para as cobrir e para isso, caso seja necessário, acrescenta-se mais água quente. Temperam-se com bastante sal. Depois de cozidas escorrem-se.
5 - Na outra panela colocam-se os troços a cozer por 5 minutos com uma pitada de soda (bicarbonato de sódio) e tempera-se com bastante sal. Ao fim desse tempo, acrescentam-se o restos das couves e deixam-se cozer. Temos que ir calcando com a ajuda de uma colher de pau para estarem sempre mergulhadas na água. Não se deve deixar cozer demais pois ficarão desfeitas. Depois de cozidas escorrem-se.
6 -  Entretanto, num tacho leva-se ao lume o azeite, a banha de porco e as cebolas. Deixam-se cozer bem as cebolas, mas sem deixar alourar.
Serve-se tudo bem quente, em travessas fundas, colocando primeiro as batatas, depois as couves e por fim o bacalhau. Rega-se abundantemente com o molho a ferver e serve-se de imediato.

 Nota: o que sobrar utiliza-se para fazer farrapo velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário