quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Profiteroles com Chocolate Branco e Framboesas

Acho que esta versão poderá ser bastante útil para o Natal.
Ficam muito saborosos e não deixa de ser uma sobremesa bonita para terem na vossa ceia de Natal.

Título: Profiteroles com Chocolate Branco e Framboesas
Prato: Sobremesa de Natal
Serve: 30 a 40 unidades
Calorias: 30 kcal/unidade
Tempo de preparação: 50 a 60 minutos
Dificuldade: **
(baixa*; média**; alta***)


PROFITEROLES COM CHOCOLATE BRANCO E FRAMBOESAS
_____Natal_____ 






Ingredientes:
Massa choux:
250ml de água
50g margarina
250g farinha
1 pitada de sal
6 ovos


Creme pasteleiro:
500ml leite
180g açúcar
2 c.s maizena
3 gemas
1 ovo
1 c.s manteiga
Essência de baunilha


Ganache de chocolate:
200g chocolate culinária
200ml natas


Decoração:
Chocolate branco
Framboesas frescas
Folhas de hortelã-menta


Preparação:
1 - Leva-se ao lume um tacho com a água, a margarina e o sal. Depois de a margarina estar derretida junta-se de uma só vez a farinha e mexe-se vigorosamente com a colher de pau até começar a descolar do fundo e a formar uma bola. este processo demora cerca de 30 a 45 segundos.
2 - Deixa-se arrefecer durante um minuto.
3 - Coloca-se a massa numa tigela de plástico pequena para que a massa não fique com muito espaço. Com as varas de amassar na batedeira, vai-se adicionando um ovo de cada vez e batendo muito bem entre cada adição. A massa deve ficar mole e pegajosa.
4 - Coloca-se a massa dentro de um saco de pasteleiro (no meu caso, coloquei dentro de um saco de congelação que faz o mesmo efeito). Faz-se um pequeno golpe numa das pontas do saco e enrola-se de modo a aconchegar bem a massa dentro do saco.
5 - Num tabuleiro revestido com papel vegetal colocam-se pequenas bolinhas de massa que devem estar bastante afastadas entre si.
(Atenção ao tamanho das bolas pois no forno vão triplicar de tamanho)
6 - Levam-se ao forno pré-aquecido nos 220ºC durante 15 a 20 minutos (as bolas devem ficar ocas e bem douradinhas). Não se devem tirar antes pois elas murcham.
7 - Retiram-se para um tabuleiro e deixam-se arrefecer.
8 - Recheiam-se com o creme pasteleiro com a ajuda de um seringa. Para fazer o creme de pasteleiro procede-se do seguinte modo. Mistura-se a maizena a uma parte do leite. Num tacho coloca-se o restante leite, a essência de baunilha, a manteiga e o açúcar. À parte, mexem-se muito bem as gemas e o ovo inteiro. Aos ovos adiciona-se o leite com a maizena e volta-se a mexer. De seguida, adiciona-se a mistura do leite quente e leva-se ao lume até engrossar, mexendo continuamente.
9 - Cobre-se com o ganache de chocolate. Para fazer o ganache, leva-se ao lume um tacho (em lume brando) com o chocolate e as natas, e mexe-se sempre até que o chocolate derreta e que a mistura se torne homogénea.
10 - Dispõe-se numa pirâmide e decora-se regando com chocolate brando derretido em banho-maria, framboesas frescas e folhas de hortelã-menta.

 

1 comentário: