quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Pudim Molotof

O pudim molotof é um doce conhecido por todo o país e é uma sobremesa típica nos restaurantes portugueses. Uma das grandes dificuldades deste pudim é fazer com que não abate depois de cozido mas se seguirem as nossas dicas, irá correr tudo na perfeição e no fim terão uma sobremesa irresistível.
Vejam abaixo como fazer.

Título: Pudim Molotof
Prato: Receitas Doces
Serve: 12 fatias
Calorias: 60 kcal/fatia
Tempo de preparação: 45 minutos
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)

PUDIM MOLOTOF
_____Receitas Doces_____ 





Ingredientes:
12 claras
13 c.s. açúcar
1 pitada de sal fino
Caramelo líquido q.b.
Baunilha (opcional)

Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 180º.
2 - Batem-se as claras com o sal, em castelo, com a batedeira. De seguida, acrescenta-se uma colher de açúcar de cada vez (1 por cada clara + 1 extra) e vai-se batendo muito bem. O suspiro deve ficar bem consistente mas não demasiado duro pois se incorporarmos demasiado ar ele irá ter mais tendência a abater.
3 - Unta-se uma forma com manteiga e de seguida com caramelo. Adicionam-se cerca de 2 c.s. de caramelo líquido sobre o suspiro enquanto se continua a bater, vigorosamente, com a batedeira e se gostarem podem colocar também aroma de baunilha.
4 - Enche-se a forma com colheradas de suspiro que devem ficar bem acamadinhas para não deixar buracos. Para isso usa-se as costas da colher de maneira a alisar o suspiro. Esta fase é muito importante, pois se ficarem muitos buracos o molotof vai ter tendência a abater muito mais.
5 - Leva-se ao forno com as duas resistências ligadas (de cima e de baixo) e o tabuleiro um pouco abaixo do meio do forno. Deixa-se cozer durante 12 minutos (1 minuto por cada clara) e desliga-se, deixando o molotof dentro do forno até que este arrefeça completamente. Se abrirem o forno ainda quente, ele irá abater.
6 - Ao fim desse tempo, desenforma-se sobre um prato.
É muito importante que o molotof não apanhe com correntes de ar. Não se preocupem se abater um pouquinho porque é normal. Depois leva-se ao frigorífico até ficar bem fresquinho.





4 comentários: