quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pudim Molotof

Durante muito tempo, o molotof não me saiu bem.
Procurei em dezenas de receitas para tentar perceber o que corria mal, mas na verdade, fosse qual fosse a receita, o molotof abatia sempre.
Percebi, então, que o problema residia no suspiro.
Aqui fica a receita com os truques para que o molotof fique perfeito.

Título: PudimMolotof
Prato: Sobremesa
Serve: 12 fatias
Calorias: 60 kcal/fatia
Tempo de preparação: 45 minutos
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)

PUDIM MOLOTOF



Ingredientes:
8 claras
9 c.s. açúcar
1 pitada de sal fino
Caramelo líquido q.b.

Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 180º.
2 - Batem-se as claras com o sal, em castelo bem firmes, com a batedeira. De seguida, acrescenta-se uma colher de açúcar de cada vez (1 por cada clara + 1 extra) e vai-se batendo muito bem. O suspiro deve ficar bem consistente.
3 - Unta-se uma forma com manteiga e de seguida com caramelo. Adicionam-se cerca de 2 c.s. de caramelo líquido sobre o suspiro enquanto se continua a bater, vigorosamente, com a batedeira.
4 - Enche-se a forma com colheradas de suspiro que devem ficar bem acamadinhas para não deixar buracos. Para isso usa-se as costas da colher de maneira a alisar o suspiro. Esta fase é muito importante, pois se ficarem muitos buracos o molotof vai ter tendência a abater muito mais.
5 - Leva-se ao forno com as duas resistências ligadas (de cima e de baixo) e o tabuleiro um pouco abaixo do meio do forno. Deixa-se cozer durante 8 minutos (1 minuto por cada clara) e desliga-se, deixando o molotof por mais 30 minutos no forno sem abrir a porta.
6 - Ao fim desse tempo, desenforma-se sobre um prato com a forma ainda colocada sobre o molotof até que arrefeça completamente.
É muito importante que o molotof não apanhe com correntes de ar. Não se preocupem se abater um pouquinho porque é normal. Depois leva-se ao frigorífico até ficar bem fresquinho.

4 comentários: