quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Halloween - Pimentos Recheados

"O primeiro registo do termo "Halloween" é de cerca de 1745 anos. Derivou da contração do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no séc. XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica." Fonte: Wikipédia.

Gosto particularmente desta festa, tanto pela temática como pelos disfarces.
Hoje em dia, já se começa a ver alguns grupos de miúdos disfarçados de esqueletos, vampiros, múmias, etc... que tocam as nossas campainhas e vêm pedir os doces ou fazer travessuras, o famoso "trick or treat".
Cá por casa, vamos festejar apenas com um jantar alusivo a este dia.


Título: Pimentos recheados de carne
Prato: Prato principal
Serve: 2 pessoas
Calorias: 497kcal/dose
Tempo de preparação: 45 minutos
Dificuldade: *
(baixa*; média**; alta***)

HALLOWEEN - PIMENTOS RECHEADOS DE CARNE



Ingredientes:
2 pimentos amarelo/laranja
300g carne porco picada
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 cebola picada
3 c.s azeite
1 folha de louro
2 c.s queijo ralado
1 c.s molho inglês

Preparação:
1 - Primeiro abrem-se os pimentos cortando a parte de cima e reservando-a. Limpam-se de sementes e recortam-se os olhos e a boca, tipo "jack lantern". Lavam-se bem e reservam-se.
2 - Leva-se ao lume um tacho com o azeite, o louro e a cebola. Deixa-se alourar bem.
3 - Adiciona-se a carne e mexe-se para que se solte e tempera-se de sal, pimenta e molho inglês.
4 - Deixa-se cozinhar por 10 minutos mexendo de vez em quando.
5 - Retira-se do lume e mistura-se o queijo.
6 - Recheia-se os pimentos e cobrem-se com a "tampinha" que se reservou. Leva-se ao forno por cerca de 15 minutos e está pronto a servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário